sábado, 7 de fevereiro de 2015

Programas que não podem faltar em seu notebook

Acada dia, o número de usuários de computadores portáteis aumenta em proporções antes inimagináveis. Hoje o número de notebooks vendidos supera o de computadores desktop, graças ao baixo custo dos aparelhos.

Mas para aqueles que não utilizam computadores portáteis com freqüência, muitas dúvidas podem surgir, principalmente quando o assunto diz respeito a programas que podem melhorar o desempenho ou a utilização da máquina.
Para facilitar a vida dos novatos, o Baixaki fez uma seleção com programas que podem ser muito úteis na hora de utilizar seu tão precioso notebook! Vamos lá?!

Ferramentas para Zoom


A nova moda agora é comprar mini notebooks, com telas que chegam a sete polegadas (peqLupa para conseguir ler!uenas, não?!). Apesar de serem extremamente portáteis, esses notebooks, devido suas telas pequenas, trazem outro problema para os usuários: dificuldade de enxergar letras menores e até alguns ícones do computador.
A melhor solução para problemas como esse é a utilização de lentes de aumento em seu computador. Existem diversos softwares que permitem aumentar qualquer área do computador, permitindo que o usuário consiga enxergar com mais clareza o conteúdo. Vamos aos programas.
ZoomIt – Um conjunto com três aplicativos: lupa, ferramenta para desenho na tela e, por fim, uma “bomba relógio” para dar um susto em seus amigos.
Virtual Magnifying Glass – Gratuito e de código aberto, o aplicativo possui opções de personalização e regulagem do tamanho dos ícones na Área de Trabalho.
ozZoom – Este aplicativo dispensa instalação, é leve e de fácil utilização o qual permite que o usuário altere o grau de ampliação de 2 para 8 vezes.

Gerenciamento Wi-fi


Encontrar um notebook sem placa de rede wireless é muito raro hoje em dia, afinal, praticamente tudo está conectado com a Internet. Apesar da maioria dos sistemas operacionais possuírem gerenciadores de redes wi-fi, nem todos os usuários estão satisfeitos com o serviço prestado por esses.
Como alternativa aos gerenciadores padrões, podemos citar três programas que mostraram-se muito eficientes nas tarefas propostas.
Whisher – Além de gerenciados, este pequeno aplicativo traz outras ferramentas, como compartilhador de arquivos e chat com os demais usuários da rede.
WirelessKeyView – Este é um programa para os esquecidos, pois recupera todas as senhas de uma rede wireless.
Devicescape – Software compacto e fácil de utilizar que permite ao usuário alterar algumas opções para que o computador se conecte automaticamente redes disponíveis.

Alternar entre redes


Gerencie suas redes com mais facilidade.A mobilidade possui seus contratempos. Nem sempre você tem o sinal wireless disponível para conexão, tendo que recorrer ao bom e velho cabo de rede. Se isso acontece com freqüência acaba se tornando incômodo ter que configurar uma nova rede toda vez que quiser se conectar.
Gerenciadores de rede são muito úteis em situações assim, pois permitem que você crie diversas configurações de rede e ative apenas aquela que for usar.
Mobile Net Switch – Aplicativo robusto que comporta uma vasta quantidade de recursos e permite que o usuário alterne entre configurações de rede com apenas um clique.
Net Profile Switch - Com a mesma função do programa anterior, este aplicativo permite que você selecione múltiplas configurações de rede diferentes.
Net Profiles - Excelente programa que cria perfis de rede com as mais diversas configurações, permitindo que elas sejam aplicadas facilmente a qualquer momento.

Teclado


Troque os atalhos do seu teclado.Como o teclado de um notebook é menor do que os convencionais, às vezes é preciso pressionar diversas teclas de “atalho” para, por exemplo, fazer um acento ou inserir algum caractere especial. Existem alguns programas que permitem criar seus próprios atalhos no teclado, para a função que desejar.
HotKeyMan - Configure teclas para gerenciar o estado de janelas, fechar um aplicativo, abrir um documento, salvar screenshots em arquivos, desligar o Windows e mais.
ZenKey - Você pode definir qualquer combinação de teclas para executar suas tarefas e criar menus pop-up com os comandos mais usados.
Short Run - Uma maneira bastante ágil de acessar programas para aqueles que não simpatizam com o mouse.

Mouse


Altere a sensibilidade do seu touchpad.Nem todos simpatizam com o mouse touch presente nos notebook. Alguns porque dizem que esse tipo de mouse não traz a sensibilidade necessária, outros porque simplesmente são contra a tecnologia.
Existem diversos programas que permitem alterar algumas configurações do touchpad em notebooks, ajustando a sensibilidade desse de acordo com o gosto do usuário.
Mouse Speed Switcher – A função deste aplicativo é possibilitar o ajuste da sensibilidade tanto para o touchpad quanto para o mouse externo, em separado.
Volumouse – Este aplicativo simples permite acessar diversas funções e realizar tarefas a partir do mouse.
HeadMouse – Controle seu mouse de uma maneira inovadora, com movimentos de sua cabeça e expressões faciais.

Bateria


Baterias para notebook.Outra função que os sistemas operacionais muitas vezes deixam a desejar é o gerenciamento da bateria dos aparelhos portáteis. Nem sempre os alertas para bateria fraca são exibidos corretamente, irritando os usuários. As melhores alternativas de programas para problemas como esse são estão listadas abaixo.
Battery Eater - Saiba como anda a bateria de seu notebook e não seja pego de surpresa.
Taskbar BatteryInfo para Notebooks - Exibe a capacidade de carga e o quanto ainda resta da bateria do seu notebook.
Volt - Tenha uma atualização visual do estado da bateria interna do seu computador portátil.

Aplicações Portáteis


utilize programas portáteis.As aplicações portáteis são famosas por serem usadas em pendrives, MP3 players e outros dispositivos portáteis. Alguns programas portáveis possuem menos funcionalidades do que suas versões para PCs normais, mas a maioria é completa.
Se os programas são mais leves e funcionam da mesma forma que suas versões originais, por que não usá-los no computador? Afinal, nem todos os notebook possuem HDs com grande capacidade.
Confira abaixo uma lista com os principais aplicativos portáteis que podem ser utilizados sem problemas e não deixe de conferir outros programas desse gênero na sessão de portáteis do portal Baixaki.



Nenhum comentário:

Postar um comentário